O que é o Triatlo?

O que é o Triatlo?

O Triatlo é um desporto que combina três modalidades numa só: a natação, o ciclismo e a corrida.

É uma modalidade olímpica e numa prova de Triatlo, os atletas cumprem individualmente um percurso onde começam por nadar, habitualmente em águas abertas (mar, lagos ou rios), depois andam de bicicleta (estrada ou todo-o-terreno – BTT) e acabam a correr.

A ordem dos segmentos é sempre a mesma e não existe paragem de cronómetro na passagem de uma modalidade para a outra, as chamadas transições.

Dentro da modalidade de Triatlo, há depois diversas variantes: o Duatlo (corrida, ciclismo e corrida), o Aquatlo (natação e corrida) e o Aquabike (natação e ciclismo).

O Triatlo é para pessoas de ambos os género e de todas as idades, não é um desporto elitista, adapta-se a vários espaços e pode ser praticado individualmente ou em grupo. Há inclusive provas de estafetas. É uma atividade física muito completa e, ao mesmo tempo, diversificada.

Ao mesmo tempo, tem uma filosofia muito própria: ensina aos seus praticantes a respeitarem-se a si próprios, as outras pessoas e a natureza; desenvolve as capacidades de liderança, decisão, superação e espírito de equipa; transmite responsabilidade pessoal, social e cívica.

É a Federação de Triatlo de Portugal (FTP) que promove, regulamenta, dirige e expande a prática desportiva do Triatlo e das modalidades afins em todo o território nacional, ao mesmo tempo que garante uma representação condigna dos atletas portugueses em provas internacionais.

As várias distâncias no Triatlo são:

  • Super-Sprint: 350 metros de natação / 10 km de bicicleta / 2,5 km de corrida

  • Sprint: 750 metros de natação / 20 km de bicicleta / 5 km de corrida

  • Olímpica: 1,5 km de natação / 40 km de bicicleta / 10 km de corrida

  • Meio-Ironman: 1,9 Km de natação / 90 km de bicicleta / 21 km de corrida

  • Ironman: 3,8 km de natação / 180 km de bicicleta / 42 km de corrida

  • Ultraman: 10 km de natação / 421 km de bicicleta / 84 km de corrida